Menu

Produção Acadêmica

1. Delci Lucia Schmitz. As competências e habilidades do professor de história. 2010, 36 fls. Trabalho de Conclusão de Curso de História) – Centro de Ciências Empresariais e Sociais Aplicadas, Universidade Norte do Paraná, Tangará da Serra, 2010. RESUMO: Esta monografia analisa as competências e habilidades necessárias ao professor de história, tratando o ato de ensinar como aprendizagem, acreditando que os professores de histórias tem não só a necessidade, mas também a obrigação de possuir as competências e habilidades inerentes a sua realidade e a sua atualidade, considerando que os alunos não são objetos para experimentos ou para práticas educacionais abusiva de sujeitos incompetentes. A formação inicial e continuada do professor deve estar embasada na relação teoria-prática e no desenvolvimento de habilidades de investigação. Num trabalho de reflexibilidade crítica sobre as práticas; no desenvolvimento de competências. Constatou que independentemente da conjuntura em que os professores estejam conectados, eles contemporiza usualmente os fatores das dificuldades do ensino especialmente à estrutura social, a atitudes e costumes da família, à origem sócio-econômica da família, às características psicológicas da criança, à própria matéria e o conteúdo, ao contexto escolar. Com o tempo, os professores percebem que o papel que lhes cabe é muito maior do imaginavam em sua formação. Afinal, é grande a responsabilidade de fazer com que os alunos aprendem a exercer sua cidadania, isto é, a reivindicar seus direitos e a ter consciência de seus deveres para com a sociedade.


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *