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AULAS DE FILOEDUCAÇÃO

Painel.Paulo.Freire

Painel.Paulo.Freire

Estimado alunos da Pedagogia, que se autointitularam “Pedagogos da vida”

O melhor ano do mundo: 2014, para todos e todas

Recomeçamos a segunda parte do nosso Modulo de filosofia da Educação, quero lhes dizer:
E uma honra poder ser professor de filosofia de vocês, na verdade, trocar entre nós o que de filosófico existe em nós todos e todas que sempre como seres humanos, estamos encharcados dela.
Ela não está fora, está dentro de nós.
Desejo a todos e todas o melhor percurso do mundo neste trajeto. E que tenham todo cuidado e atenção, uns com os outros e outras. Pois a RELAÇÃO que é a coisa mais importante na filosofia, começa na vida, como a pedagogia, não é?
Um abraço carinhoso e um beijão no coração
Prof. Passos

Nossa leitura será Peter Berger
Enviarei link
Um abraço carinho.
Prof. Passos

Cuiabá, fevereiro de 2014

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Os caminhos do “Pensar” para quem quer transformação: Fundamentos de Filosofia.

I Ano Matutino 2013: II bloco de atividades (02/12/2013)

Estimados amigos e amigas Do I Ano Matutino auto-intitulados: Pedagogos da vida!
Nesta semana que inicia no dia 02/12/2013 (segunda-feira) e que terminará na sexta-feira, dia seis (02/12/2013),  teremos uma jornada intensiva de leitura que terminará num grande seminário de exposição.

Professora Dejacy de Arruda Abreu,  nos encaminha um Vídeo acerca da Filosofia da Educação e Paulo Freire

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Filósofo Paulo Ghiraldelli: Resposta à uma certa revista
http://www.youtube.com/watch?v=BPrSTXK2Wto
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Cada aluno e aluna deverá ter um tarefa específica de produção pessoal. O cumprimento desta tarefa valerá 10 pontos.
O Roteiro escolhido é de um livro que pode ser xerocado ou que se encontra disponível ON LINE, se vocês clicarem a capa dele, cuja imagem acima é obra do Pintor Renascentista RAFAEL, o qual põe em diálogo (dialética) posições contrárias perante a leitura filosófica do mundo de dois filósofos importantes na Filosofia ocidental e, inclusive, no caso de Aristóteles, impacto sobre o mundo árabe e turco. Aquela pessoa, mais à esquerda, apontando para cima é Platão, cuja teoria do conhecimento diz que a realidade das coisas não está no mundo e no visível, mas é imaterial e se encontra no mundo das idéias (topos noetos: mundo das idéias), do qual o que aqui vemos no magma, na matéria, é pura sombra ou aparência, cópia sem lastro, do que de fato existe fora do tempo e do espaço. Do lado dele, à direita, aparentemente menos idoso, está Aristóteles cuja filosofia é feita mais tarde, e cria uma filosofia que provém das ciências sistematizadas por ele a partir dos fenômenos da terra. Aristóteles, aponta para a terra, como início e origem,  ugar da realidade cósmica e material, o fundamento da realidade. Clicando, pois, nesta imagem (pintura) vocês entrarão no livrinho-revista, de minha autoria, onde teremos um conjunto de capítulos, cada um reservado a um tema importante da filosofia, e um grande autor no qual esta dimensão está inspirada. Os temas em grande medida, foram escolhidos pela direção da CNTE e pelo Sintep/MT, para se tornar um livrinho de introdução á Filosofia, para Educadores. Os temas foram demandas dos educadores. E, por isso, surgiram em face de temas importantes para os educadores. Eles serão para nós um roteiro destas questões. Vejam a sequência de temas:
Este o roteiro:
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Programa de Formação da CNTE – Eixo II:Formação de Dirigente Sindicais. Rio Janeiro: Esforce/EdUfmt, 2009

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1. Filosofia o que é?

2. Platão: As lições da alegoria da caverna – olhar crítico por sobre as aparências.

3.Epicuro: Uma educação para a alegria.

4. Thomas Morus: Utopia e projetos – uma educação radical para a intervenção.

5. I. Kant: Da dependência para a autonomia – educação como prática da liberdade.

6.Hegel: O desejo do desejo.

7. Marx: Não trabalhamos porque somos humanos, somos humanos porque trabalhamos.

8. Lévinas: Educar na perspectiva das diferenças e da outreidade.

9. Merleau-Ponty: A palavra que corporifica o mundo e antecede o pensamento.

10.  Jean Paul Sartre: Dos covardes e safados à solidão solidária.

11.Há muitas lógicas na nossa vã filosofia.

12 A (In)explicável invisibilidade das mulheres na filosofia ocidental.

13. Afinal, para que filosofia?

Faço constar mais dois textos:

14 PASSOS, Luiz Augusto. O filósofo e as Itinerâncias da Filosofia

15. Do Inferno Do Mundo (HOBBES) ao engajamento no Poder (ESPINOSA)

  1. Estes textos serão na aula de amanhã distribuídos pelos alunos e alunas do curso.
  2. Todos e todas terão as aulas livres nesta semana para prepararem a apresentação em eslaides, discutindo-a de maneira pessoal, quer recortando coisas que julga importante, quer levantando questões de dificuldades.
  3. Os trabalhos serão individuais.
  4. Serão expostos no dia 09 por sorteio.

Um grande abraço a todos e todas…

Prof. Passos.

SEO JORGE

SEU JORGE

A CARNE
Composição : Seu Jorge, Marcelo Yuca E Wilson Capellette


A carne mais barata do mercado é a carne negra (5x)
Que vai de graça pro presídio
E para debaixo de plástico
Que vai de graça pro subemprego
E pros hospitais psiquiátricos
A carne mais barata do mercado é a carne negra (5x)
*
Que fez e faz história
Segurando esse país no braço
O cabra aqui não se sente revoltado
Porque o revólver já está engatilhado
E o vingador é lento
Mas muito bem intencionado
E esse país
Vai deixando todo mundo preto
E o cabelo esticado
*
Mas mesmo assim
Ainda guardo o direito
De algum antepassado da cor
Brigar sutilmente por respeito
De algum antepassado da cor
Brigar bravamente por respeito
De algum antepassado da cor
Brigar por justiça e por respeito
De algum antepassado da cor
Brigar, brigar, brigar
A carne mais barata do mercado é a carne negra (5x)


I Ano Matutino 2013: I bloco de atividades (26/11/2013)

Estimadas alunas e alunos do I Ano Matutino de Filosofia da Educação, os quais conheci na aula que se passou. Lembro que, amanhã, teremos aula, e que há um trabalho previsto para apresentação de vocês. É muito gratificante estamos estudando Paulo Freire no começo do nosso curso de filosofia. Na verdade Paulo Freire foi exatamente neste ano proclamado como Patrono de Educação Brasileira.


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Quem foi Paulo Freire?


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O que vimos acima foi gerado por uma grande quantidade de brasileiros que decidiram garantir a dignidade das pessoas de terem acesso, conhecerem e dominarem os símbolos linguísticos que pudesse dize do mundo, expressá-la em toda sua grande e também pobreza. Aqui veremos um filme muito antigo que ilustra uma Campanha que houve em Natal, no país a partir do esforço de aprender a ler.

De pé no chão também se aprende a ler

Fica claro o quanto é possível mudar a realidade com o compromisso de não deixar passar nossas vidas sem um compromisso transformador que nos desafie e nos colocar no corpo das pessoas que sofrem. Thiago de Mello diz isso com muita propriedade em uma de suas inspiradas entrevistas

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Por fim, ouçamos a poesia de Thiago de Mello, aqui declamada recriada por Julio Cesar Cerchiaro da Fonseca Junior

1. Quais as coisas mais importantes que você descobriu neste percurso, de hoje?

2. Que coisas lhe parecem necessárias de serem alteradas, mudadas?

3. O que você gostaria de nunca esquecer dos depoimentos acima?

4. Que coisas, por sua experiência de vida, se mostram diversas das suas experiências?

/textos escolhidos Paulo Freire, clique aqui]

Um grande abraço com carinho.

Este é o material escolhido para a terceira aula do nosso curso.

Prof. Passos

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