Menu

GEMPO: Quinta feira, 1º de Agosto: 17-19horas

Nenhum Comentario
ARTE II SIMPÓSIO MERLEAU PONTY VIVO - Claudyo Casares

ARTE II SIMPÓSIO MERLEAU PONTY VIVO - Claudyo Casares

O Grupo de Estudo Educação & Merleau-Ponty – GEMPO – , recomeça nesta semana seus trabalhos e reflexões. Recomeça ainda o Seminário Avançado da linha de Pesquisa Movimentos Sociais, Política e Educação Popular.

Recomeçam, nesta semana, os estudos de Maurice Merleau-Ponty e o livro em referência é

“Concepção fenomenológica da Educação”. Nossos procedimentos serão a leitura pessoal anterior

ao encontro, a retomada de leitura coletiva por uma ou duas vozes. E, o início dos destaques, comentário, interpretações cotejados com  as obras do filósofo M. Ponty.

Amanhã, por ser uma retomada, nosso percurso será assim:

Continuaremos o percurso de aprofundamento do autor. O livro do grande intelectual que bebeu na fonte em Louvain, na Bélgica, nos trabalhos de Paul Ricoeur e outros tantos autores que enriqueceram a fenomenologia de Merleau-Ponty, nos levam ao trabalho inédito de Muniz Rezende, voltado à EDUCAÇÃO, como um grande ensaio quando foi publicado. A fenomenologia nos leva à arte de viver, voltando ao mundo deformado por nossos filtros da modernidade clássica. Ajuda-nos a procurar uma  reconciliação  com o mundo da vida, em carne e osso.

Teremos, provavelmente, a presença da professora Cecília Cardozo Alves e sua neta Manoela, que desejamos muito que estejam conosco, expondo descobertas, perguntas e compreensões. Cecília sempre foi uma parceira de Paulo Freire, e não sou nada objetivo de falar acerca de sua trajetória. mas envio o link que havia publicado em torno de mês e meio de uma entrevista dela.

http://gempo.com.br/portal/2013/05/14/cecilia-cardozo-alves-sim-senhor/
Ouvi-la sempre é um privilégio. Estou abrindo espaço para ouvi-la, AO VIVO,  dado que ela tomou nas mãos o Antonio Muniz Rezende fazendo questões acerca desta leitura, sem ter ainda familiaridade com Merleau-Ponty. Nos caberá a todos, também buscar responder na medida em que soubermos, e realizar um troca freiriana de um círculo de cultura, com Cecília.
Nós sabemos bastante de Merleau-Ponty, a vantagem de Cecília é ler Muniz Rezende com esse olhar “estrangeiro” e que nos pode alertar e levantar questões complexas acerca do autor.
Vou, contudo, verificar, antes, como está a saúde da Cecília para vir neste encontro.
Em todo caso, a Cidinha, caso possa, será chamada a expor sua tese sobre os sobre as Mulheres Xavante, como havíamos previsto.
Por outra, falhando plano A e B, vamos nos sentar e ler do onde paramos e nos alimentar deste texto tão inspirador e fiel ao espírito da fenomenologia merleaupontyama.
Um, abraço com carinho a todos e todas…
Portanto, na quinta feira às cinco horas (17 horas até as 19 horas) para aqueles e aquelas que puderem estar com a gente neste novo encontro.
Continuemos atualizando nossos desejos de que a Professora Dra. Marilena Chauí esteja conosco no Semiedu2013, para  Abertura oficial, e quem sabe uma ‘palhinha’ no nosso evento II Simpósio Internacional Merleau-Ponty VIVO!

Passos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *