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VIDA AO POVO KAIOWÁ GUARANI DE Pyelito Kue/Mbarakay

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Criança Kaiowa Guarani

Em 12 de outubro de 2012 20:15, João <joao@centroburnier.com.br> escreveu:

Não podemos esperar!

É preciso se manifestar!

Pois se não, como podemos continuar cantando o “hino do Ipiranga às margens plácidas…”, se não ouvimos o grito de quem está à margem do rio Hory, e às margens de outros rios das mazelas de nossa história?

Criança Guarani Kaiowa

Criança Guarani Kaiowa

O CEBI-MT, que continua reunido até domingo, decidiu lançar este manifesto. Alguém a entregará ao ministro Gilberto Carvalho.

João Inácio

65 9984-4134

VIDA AO POVO KAIOWÁ GUARANI DE Pyelito Kue/Mbarakay

O Centro de Estudos Bíblicos de Mato Grosso, reunido para refletir sobre Bíblia e Negritude, neste dia em que a comunidade católica celebra a Mãe Negra Aparecida, e o Brasil inteiro o Dia das Crianças, não poderia deixar de ecoar o grito do povo Kaiowá Guarani, do tekohá de Pyelito Kue/Mbarakay. Diante do despacho de expulsão decretado pela Justiça Federal, 50 mulheres, 50 homens e 70 crianças, pedem em carta enviada ao governo e à justiça federal serem exterminados coletivamente. Diz a carta“…Moramos na margem deste rio Hovy há mais de um (01) ano, estamos sem assistência nenhuma, isolada, cercado de pistoleiros e resistimos até hoje. Comemos comida uma vez por dia. Tudo isso passamos dia-a-dia para recuperar o nosso território antigo Pyleito Kue/Mbarakay… Pedimos ao Governo e Justiça Federal para não decretar a ordem de despejo/expulsão, mas solicitamos para decretar a nossa morte coletiva e para enterrar nós todos aqui… Não temos outra opção, esta é a nossa última decisão unânime diante do despacho da Justiça Federal de Navirai, MS. ”

Entendemos a carta como um último grito de desespero pela viva, que entre morrer à míngua, isoladamente, nas periferias das cidades, preferem morrer coletivamente junto aos seus antepassados.

“A verdade vos libertará”, disse Jesus. Sabemos o quanto é importante e necessário que a comissão da verdade averigue os crimes de extermínio dos povos indígenas acontecidos no regime militar, e que os responsáveis sejam punidos, para que estas barbáries não tenham continuidade. Depois de 39 anos do documento Y Juca Pirama – “O Índio aquele que deve morrer”, lançado pelos bispos e missionários em dezembro de 1973, contra o genocídio indígena em curso pelos governos da ditadura militar, queremos dizer ao governo democrático e popular de hoje, e à justiça federal, que tomem medidas para cessar o etnocídio, pois “os povos indígenas devem viver”. Está em suas mãos decidir o extermínio ou a dignidade do povo nativo originário. E a única maneira de evitar o extermínio é demarcar urgente e definitivamente os seus territórios.

“Aqueles regressaram, nós regressamos… A dança já começa com os rezadores…”, diz a letra de um canto Kaiowá. Unimo-nos ao seu canto e sua dança e, como diz o mito Guarani da terra sem males, pedimos a Nhanderuvuçú, nosso grande pai, que fortaleça este povo e os povos indígenas, e a Guyraypotý, o grande pajé, que não se canse em sua dança de resistência.

Unimo-nos também a todos e todas que defendem a causa indígena, e convidamos a todo povo brasileiro a se manifestar.

Várzea Grande, 12 de Outubro de 2012.

CEBI-MT

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