Menu

Educar é tecer solidariedade…

Nenhum Comentario
AUTOPOIESIS

AUTOPOIESIS

Introdução à Filosofia

Iniciamos uma etapa. O que é filosofar? Quem é filósofo? Em que consiste filosofar? Para quê Filosofar? Contra o que e quem filosofar?

Educar é tecer solidariedade. Saber-se incompletude necessitante dos demais. Construir relação, comunicação, e descobrir-se como obra aberta, a ser esculpida com carinho, atenção e criatividade. Jacues Leclercq dizia que todos nós nascimento originais e a maioria morre como cópia!

Abaixo alguns vídeos que os ajudam em nossa trajetória.

Entrego a ocê o mais precioso.

Texto atualíssimo de Ruy Barbosa declamado com veemência por Rolando Boldrin

Somos todos UM: O filme trás um título não muito feliz: “como matar o ego”! Na verdade sua grande contribuição é nos alertar para a solidariedade, que é somar tudo o que somos, de deficiências e de qualidades, para juntos sermos melhores. A corresponsabilidade da ternura e da sensibilidade conosco e com os outros, evitando a deslealdade, a concorrência feroz, e acreditando que, somente juntos, e todos e todas, podemos todos e todas ser vencedores. Educação é PAIDÉIA: jeito de construirmos humanidades em nós, que podemos aprender com os outros e outras, pois nunca estaremos terminados, nas nossas incompletudes. Enquanto um só ficar fora da mesa humana da partilha, a felicidade não poderá ser completa para nós. Vamos compartilhar nossa fraquezas?

Uma reflexão acerca da violência:
Texto do poeta Vinícius de Moraes, com a belíssima interpretação do cantor, recentemente falecido, Ney Matogrosso, relembrando a violência de Hiroshima que atingiu indistintamente mulheres, crianças, homens, quase todos empobrecidos, por ato de prepotência do poder americano. Toda a violência é ilegítima, pois diminui ou mata a vida que não nos pertence. Vamos ouvir com o coração: “A Rosa de Hiroshima

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *